top of page

O que é Culinária e Memórias?

Neste espaço, vou compartilhar receitas afetivas. Comidas que trazem à minha memória a sensação de nostalgia, fazendo com que eu lembre da minha família reunida à mesa, na época em que eu ainda morava na Bahia.

Moqueca de  Camarão 

       Você tem uma comida que conforta? Aquela que deixa o coração quentinho e faz um sorriso aparecer nos lábios? Eu tenho: moqueca baiana!

          Se você quer encher a casa de sabor e aroma, se você quer criar memórias ao redor da mesa, coloque Maria Bethânia na vitrola – pode ser no Spotify – e vamos encher a casa do aroma mais delicioso que existe. Todos os ingredientes separados, vamos começar a cozinhar. Aumente o som, abra um vinho branco e coloque muito afeto em cada etapa. 

         Em uma tigela, coloque o peixe ou o camarão, tempere com os sumos e raspas do limão tahiti e do limão cravo, sal e pimenta do reino a gosto, cubra com plástico filme e deixe marinando na geladeira por 30 minutos.  

           Chegou a hora de encher a casa do aroma mais delicioso que existe. Aqueça uma panela e adicione o azeite de dendê. Refogue a cebola e o alho durante 5 minutos. Respire fundo. Sinta esse cheiro e sorria. Adicione os demais ingredientes (pimentão vermelho e amarelo, pimenta dedo de moça e gengibre) e deixa refogar mais um pouco. Se tiver o caldo de peixe, é hora de colocá-lo na panela. 

            Coloque então o peixe ou camarão, adicione o leite de coco e os tomates, ajuste sal e deixe cozinhar mais uns 10 minutos. Peixe e camarão são alimentos delicados e não podem ficar muito tempo no fogo, marque o tempo. Você vai perceber que esses 10 minutos são suficientes. Experimente, ajuste o sal e a acidez, acrescentando um pouco do sumo do limão siciliano, se achar necessário. Coloque as folhinhas de coentro por cima, faça um arroz branco bem soltinho e uma farofa de beiju. 

        Reúna as pessoas que você ama em volta de uma mesa e sirva-as com a moqueca mais deliciosa dessa vida. Deem risada, contem histórias, construam novas memórias. A cozinha tem o poder de conectar pessoas e recriar momentos, basta que você encontre a chave e faça tudo acontecer.

   

Pudim de Leite sem Furinhos

       Quando você pensa em um almoço familiar, o que vem à memória? Qual sobremesa faz você sorrir com essa lembrança? A minha, definitivamente, é o pudim de leite. Se existe, no vasto mundo da culinária, uma receita democrática, eu voto no pudim para esse cargo. Até hoje, nunca encontrei ninguém que não gostasse desse doce. Todos se rendem a essa delícia, mesmo aqueles que não são muito chegados a doces, logo após o almoço.

          A verdade é que essa sobremesa está em muitos lares e todo mundo tem um jeito de fazê-la, um truque especial, uma carta na manga. Isso prova que não é difícil fazer um belo pudim, mas, como Chef, posso compartilhar com vocês estratégias culinárias que farão sua sobremesa ter uma textura mais macia e ficar livre dos furinhos. 

           O ideal é que o pudim seja feito com calma, aguardando um tempo de descanso antes de ser assado em banho-maria. Demora cerca de 5 horas para que você possa se deliciar, mas te garanto que vale a pena cada minuto da espera. 

           Antes de tudo, ligue o forno a uma temperatura de 160°C e coloque uma música para tocar, um doce samba vai bem com essa receita. Separe, então, 1 lata de leite condensado, a mesma medida (1 lata) de leite integral e 75g de gema para garantir um pudim sem furinhos.  Se você aromatizar esse leite com cravo, vai ser lindo! 

           Na hora de misturar, lembre-se de que é preciso delicadeza, o ideal é que esses ingredientes sejam misturados à mão, com o auxílio de um fouet. Dá para facilitar a vida e usar o liquidificador, ou a tão sonhada Thermomix, mas não bata por muito tempo.

       Enquanto a mistura descansa, você prepara o caramelo. É preciso ter cuidado nesse momento, você não quer que aquele dourado maravilhoso amargue porque passou do ponto, certo? Ferva um pouco de água e garanta que você vai ter 1 xícara desse líquido. Em uma panela, derreta 1 xícara de açúcar até ela se parecer com o mais reluzente ouro. Assim que isso acontecer, coloque cuidadosamente, a xícara de água fervente. Mexa até não sobrar nenhum grumo sequer... seu pudim merece uma cobertura lisa e brilhante.

            Assim que tudo estiver derretido, transfira a calda para uma forma redonda – aquelas, com furo no centro, sabe? – e espalhe pelo fundo e laterais. Espere esfriar completamente antes de despejar a mistura do pudim. Coloque para assar em banho-maria, pois o cozimento mais lento vai garantir uma textura incrível para sua sobremesa. O pudim vai ficar no forno por cerca de 50 minutos, mas isso vai depender do seu forno e do tamanho de sua forma. 

         Quando tudo ficar firme, estará pronto. Mas você deve ter paciência e esfriá-lo, na geladeira, por 4 horas, pelo menos. Fazer o pudim na noite anterior ao almoço de família vai ser perfeito, pois você vai conseguir dar atenção para seus amados, entre o preparo dos pratos.

      Assim que o almoço terminar,  você desenforma o pudim e o serve, garantindo um sorriso em cada um naquela mesa e a certeza de que memórias são criadas a cada dia, a cada refeição! Quer essas sensações em sua família? Voilà... crie memórias!

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

Fique por dentro das novidades. Assine nossa newsletter! 

bottom of page